Pages

sábado, 18 de fevereiro de 2012

NOTÍCIAS DOS INSTITUTOS,

SALESIANOS

“Studia di farti amare – Procura fazer-te amar”.


PROFISSÃO RELIGIOSA PERPÉTUA

Agradecimento



Thiago Nunes, SDB

“Studia di farti amare – Procura fazer-te amar”.

Esse foi o lema que escolhemos para emoldurar esta celebração de entrega definitiva ao Deus-Amor. Não se trata só de uma frase forte para um momento singular, mas de um referencial fundamental e irrenunciável que pretende cotidianamente selar nossas vidas de consagrados na esteira do plano pedagógico-evangelizador de Dom Bosco.

A citação está gravada no verso da cruz do Bom Pastor que recebemos como símbolo da Profissão Religiosa Perpétua. Cunhada com a assinatura do nosso Fundador, ela se revela marca salesiana do espírito e do projeto educativo-pastoral a favor dos jovens; é, portanto, expressão de uma espiritualidade e de uma metodologia apostólica particularmente originais inspirada no humanismo de São Francisco de Sales.

Como recomendação entregue ao P. Rua, a frase foi escrita por São João Bosco em 1863 quando o mandou como primeiro diretor a Mirabello (MB 7, 524). Ele a repetiu ao mesmo padre, escolhido como seu sucessor, no leito de morte, dizendo: “faze-te amar” (MB 18, 537). Na célebre carta de Roma, de 1884, Dom Bosco insistia também sobre o fato que “não basta amar”, mas é necessário saber “fazer-se amar” (MB 17, 107-114).

No fundo, a exortação do Pai e Mestre da juventude dirigida a todos os seus filhos Salesianos recorda que no centro da vida e mensagem cristãs está o amor, pois é por meio dele que se estabelece o encontro de Deus com o ser humano e dos homens entre si. O preceito de amar ao próximo como a si mesmo (Lv 19,18), combinado com amar ao Senhor Deus com todo coração, com todo ser, com todas as forças (Dt 6,5) expressa a supremacia essencial da relação com a Realidade fontal do amor. A pessoa de Jesus, síntese perfeita do humano e divino, nos ajuda a perceber que esse amor não é impossível aos homens habitados e assistidos pelo seu Espírito. A vida e a obra fascinantes de Dom Bosco no-lo comprovam isso. Jesus ao se encontrar a um passo da paixão – ato supremo do amor encarnado e doado, disse e repete continuamente a nós como testamento: “Como eu vos amei, assim vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,38).

Na liturgia de hoje, especialmente ouvimos e experimentamos, mais uma vez, que Deus é Amor (1Jo 4,7). Com isso, cremos e professamos que só o Amor é capaz de saciar uma vida (C62). Esta mística apostólica foi aquela que impregnou o coração e o ministério de São João Bosco (C01) e deve penetrar também o nosso agir como Salesianos consagrados por meio de uma ascese exigente que mira o esvaziamento de si mesmo até dar à própria vida a partir de uma “existência sacramental” que se propõe como sinal e portadora do amor de Cristo aos jovens (C02).

Nesses últimos 6/7 anos que vivemos como professos temporários na Congregação Salesiana pudemos sentir em inúmeras pessoas e de várias maneiras o amor de Deus manifestado e testemunhado. Por isso, reverberamos agora o amor na gratidão.

Agradecemos a todos Salesianos que encontramos e partilhamos vida, fé e missão. Especialmente recordamos os formadores representados aqui na figura do nosso estimado inspetor, P. Diego; com eles aprendemos a amar e a buscar sempre mais o ideal, com os olhos fixos em Jesus, nossa regra viva, como Dom Bosco nos ensinou. Que a fraternidade, sempre capaz de redescobrimento, seja autêntico baluarte do profetismo terno e amoroso da vida religiosa consagrada que assumimos juntos para mutuamente sermos fiéis.

Agradecemos a toda juventude que achamos em inúmeros lugares que o Senhor nos enviou e ainda há de nos enviar. Em cada jovem sempre temos a oportunidade de ver e contemplar um lócus da revelação do amor de Deus. Que a insondável misericórdia nos auxilie na correspondência da missão que abraçamos perpetuamente em favor de todos aqueles que constituem o frescor e a vitalidade da alegria presente na Igreja e no mundo.

Agradecemos a todos os nossos familiares com quem festejamos a história da vocação que na perseverança da fé amadurece e encontra seu significado. Notadamente lembramos os nossos pais que hoje entregam a Deus definitivamente o presente de amor que um dia receberam. Que a Virgem Auxiliadora, patrona da nossa Congregação e desta Basílica Salesiana, rogue sempre a Deus em favor de suas necessidades e seja o exemplo da doação irrestrita que – conosco – hoje vocês perpetraram como mais uma generosa prova de amor.

Agradecemos também a todos/as que se empenharam na organização e participação desta celebração. Aos Salesianos: padres, coadjutores, tirocinantes e pós-noviços. Ao coral da comunidade Santo Expedito e demais convidados da Paróquia de Santo Amaro. Aos nossos parentes e aos amigos/as vindos de longe e de perto para dividir conosco a alegria desta consagração religiosa de amor.

Muito obrigado pela presença e estima de todos aqui presentes!

“A nossa perseverança se apoia totalmente na fidelidade a Deus que nos amou por primeiro, e é alimentada pela graça da sua consagração” (C195). Por isso, pedimos que nos mantenhamos sempre unidos em oração rendendo a Ele louvor e cantando com nossa própria vida Sua santidade gloriosa e profundamente amorosa para sermos sempre e totalmente dEle no caminho que nos conduz e nos exige amor (C196).

Te Deum Laudamus!


Jaboatão-Colônia, 29 de janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário